Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Planos de saúde podem dar descontos a clientes de academias de ginástica

Publicado na revista da ACAD em AGOSTO

Programa sugere descontos em planos de saúde para clientes de academias.

Você sabia que, muito breve, um dos maiores anseios dos que praticam, e também daqueles que proveem atividades físicas regulares, está para ser concretizado?

Um avanço para a população brasileira, para as academias, centros esportivos e todos que oferecem a possibilidade da melhoria da qualidade de vida por meio de exercício físico é o que está propondo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ao lançar em consulta pública um projeto que prevê descontos de até 30% nas mensalidades dos planos de saúde para os que comprovadamente cultivam hábitos saudáveis. Trocando em miúdos, isso significa praticar atividades físicas orientadas regularmente.

Mesmo que por enquanto a tão louvável ideia esteja restrita a um projeto, a ACAD Brasil já começou a se organizar para garantir que todas as academias que fazem parte de seu quadro associativo possam se beneficiar da novidade caso ela seja realmente instituída e adotada pelas empresas seguradoras. Para isso, formou uma comissão – integrada por seu presidente Kleber Pereira e seu diretor de relacionamento Paulo Cezar Chieza, além de Amauri Marcello, diretor de novos produtos, leading e emergências de rede Body Tech – que vem desenvolvendo diretrizes de credenciamento para as academias interessadas em firmar convênios com os planos quando o projeto for concretizado.

“Com essas diretrizes, iremos proporcionar às academias – sejam elas grandes, médias ou pequenas – a oportunidade de obter um programa de controle já formatado, com regras preestabelecidas, que possa incentivar os planos de saúde a oferecer os descontos a seus clientes.
Além disso, vamos ajudar a promover a melhoria dos serviços prestados, uma vez que essas normas padronizam uma série de procedimentos importantes para a segurança dos clientes durante os treinos na academia”, enfatiza Amauri Marcello.

Entre as normas, já estão estabelecidas para os participantes do programa desenvolvido pela Associação como condições obrigatórias: realização de exame médico e avaliação funcional pelos clientes, periodicidade mínima de duas vezes por semana nos treinos, legalização completa da academia, contratação exclusiva de professores com registro no sistema CREF, estabelecimento de estratégia de emergência com profissionais treinados e credenciamento da academia pela ACAD Brasil.

Além disso, a ACAD vai elaborar recomendações para os programas de treinamento, com base no utilizado pelo American College of Sports Medicine (ACSM), estipular as estratégias de controle que comprovem a prática de atividades pelos clientes com a periodicidade e se responsabilizar pelo descredenciamento das academias que fraudarem o controle.
“Já estamos em negociações com empresas especializadas para estabelecer parceria no desenvolvimento dos mecanismos de controle”, anuncia Andrea Rodrigues, gestora da ACAD Brasil. O controle deverá ser feito mensalmente e a Associação irá consultar os planos de saúde sobre a forma mais eficiente de comprovação da realização das atividades.

Para Amauri Marcello, o momento é muito favorável para que o projeto se concretize. “Hoje vemos a mídia tratando a atividade física de uma forma muito positiva, com grande número de programas e publicações enaltecendo sua importância para a melhora da qualidade de vida e da prevenção de doenças. A mobilização que faltava era justamente por parte do poder público. Nos EUA o governo já faz propagação dos benefícios da atividade física há muitos anos e lá já existem programas de descontos em planos de saúde para quem se exercita regularmente. Esse é um sonho muito antigo que temos, desde a época do fundador da ACAD, nosso saudoso Carlos Heitor. Se o projeto se tornar uma realidade, será uma oportunidade muito boa para as academias alavancarem seus negócios”, finaliza otimista.

Link para informações sobre a ACAD e sua revista: www.acadbrasil.com.br

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida