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terça-feira, 18 de outubro de 2011

DICAS PARA O VERÃO: Acerte sua dieta


Por Carolina Paz

No verão, a corrida para entrar no biquíni ou exibir um corpo mais definido e “sarado” aumenta o movimento nas academias e a preocupação com a dieta. Para você que não quer fazer feio, confira abaixo algumas dicas para desfilar na estação mais esperada do ano com muita saúde e de bem com o espelho. Ainda dá tempo!

1 - Turbine seu metabolismo – coma a cada 3 horas, fazendo de 5 a 6 refeições ao dia. Ficar longos períodos sem comer faz com que o organismo se “defenda” da privação de alimentos acumulando o máximo que puder de energia na forma de gordura corporal. Além disso, ocorre catabolismo (quebra) das proteínas dos músculos para que elas sirvam como fonte de energia, ou seja, perde-se massa muscular, diminuindo o metabolismo e dificultando a perda de gordura corporal.

2 - Aproveite o calor – aumente o consumo de alimentos leves e refrescantes, como frutas frescas, verduras e vegetais, que além de possuírem poucas calorias e muitas fibras dietéticas são as maiores fontes de vitaminas e minerais.

3 - Capriche na hidratação – o cuidado com as altas temperaturas do verão, deve ser redobrado, porque nosso organismo aumenta a transpiração para regular a temperatura corporal, e o suor faz com que ocorra perda de água e eletrólitos. As melhores opções, além da água pura ou com limão espremido, são chás de ervas geladinhos, água de coco e sucos naturais.

4 - Inclua no seu cardápio gorduras “do bem” – azeite de oliva, óleo de canola, oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas), abacate, semente ou óleo de linhaça e peixes como salmão, atum, arenque e sardinha são ótimos exemplos de alimentos com altas concentrações destas gorduras.

5 - Proteína só com muita qualidade – consuma carnes magras, queijos brancos, leite e iogurte desnatados.

6 - Coma alimentos leves – evite frituras, molhos (principalmente os que são à base de creme de leite e maionese), comidas muito gordurosas ou condimentadas.

7 - Integral sempre – aposte na versão integral de alimentos como arroz, pães, macarrão e biscoitos. Além de conterem mais vitaminas e minerais, esses alimentos contêm mais fibras, que prolongam a sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino.

8 - Evite doces a todo custo – se bater aquela vontade de comer um docinho, uma boa alternativa são as frutas secas ou desidratadas, como ameixa, damasco, figo, maçã, abacaxi, etc.

9 - Evite bebidas alcoólicas – caipirinhas, batidas e cerveja, além de desidratarem o corpo geralmente são bastante calóricas. Mas, se você não consegue imaginar seu verão sem elas, o melhor seria consumir uma dose de vodka ou saquê combinado com uma porção de fruta natural e adoçante, com muito gelo, é claro. Desta forma, as calorias caem para a metade e o prejuízo ao organismo será menor.

10 - Vai à praia? Então anote isso – ao invés de escolher petiscos gordurosos como pastéis, camarão à milanesa e batata frita, boas opções são milho verde, salgados assados como os pastéis de forno, biscoitos de polvilho e picolés de fruta sem leite. Levar frutas, cookies integrais ou barrinhas de cereais na bolsa também é uma boa idéia. Mas tome cuidado com as frutas cítricas, elas podem manchar a pele no sol.

Uma alimentação equilibrada aliada à prática regular de exercícios físicos é a melhor maneira de alcançar os resultados desejados. Vale lembrar que essas são dicas generalizadas. Consulte um nutricionista para a elaboração de um plano alimentar personalizado de acordo com seus objetivos e características individuais.

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