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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS ABDOMINAIS x BARRIGA TANQUINHO

Por Anderson Brandão e Stella Cassa

Quando falamos em conseguir uma estética abdominal perfeita, a primeira ideia que poderá vir a sua cabeça é: quanto mais exercícios abdominais fizer, melhores serão os meus resultados. Porém, fazer centenas de exercícios abdominais todos os dias não é garantia de bons resultados.

Os músculos abdominais são responsáveis pela sustentação dos órgãos e das vísceras, pelo equilíbrio postural e ainda participam da respiração. Portanto, antes de mais nada, muito cuidado com exercícios abdominais exagerados. Além de não ajudar, se realizados de forma equivocada, ainda podem prejudicar sua saúde. É importante reforçar, também, que os músculos abdominais não são diferentes dos demais grupos musculares, precisando de 24 a 48 horas de descanso para serem estimulados novamente.

Para conseguir o efeito de barriga tanquinho, o mais importante é o seu percentual de gordura. Se ele for alto, provavelmente você não conseguirá o que deseja (desejável < 12% para mulheres e < 8% para homens). E não importa neste aspecto passar horas na academia, treinando o abdômen com diversos exercícios diferentes, fazendo muitas ou poucas repetições, com mais ou menos peso, da série detonadora de barriga que você viu naquela revista.

Lembre-se dos dias nublados. Essa é uma brincadeira que sempre faço com meus clientes. Não entendeu? Calma, eu explico. Nos dias nublados, quando olhamos para o céu, em sua maioria, não conseguimos visualizar o sol. Mas acredite, ele está lá. O problema são as nuvens! Elas impedem o sol de aparecer neste dias. Da mesma maneira, acontece com o abdômen. Os músculos estão lá, eles só não aparecem porque a gordura não deixa.

Um abdômen definido ou uma cintura fininha, são feitos na cozinha e não na academia. Essa frase não é minha, mas eu gostaria muito de ter inventado. É a pura verdade. Para ter um resultado acima da média, a dieta sempre será mais importante que o treinamento.  Procure um nutricionista para ajudar você.

De qualquer forma, treinar o abdômen é importante para saúde. Então, mesmo que seu projeto barriga perfeita ou cinturinha de pilão só esteja iniciando, estes exercícios devem ser realizados. Minha recomendação é treinar duas séries por semana, com 2 ou 3 exercícios, treinando todos os músculos da região separadamente, com 10 a 12 repetições e cargas variáveis de acordo com seu nível de treinamento.

Não esqueça de inserir exercícios cardiovasculares em sua rotina de treinos. É importante para o coração e ótimo para enxugar algumas gordurinhas extras. Estes podem ser realizados começando com 20 minutos e chegar a 30 minutos diários. Prefira exercícios intervalados. Eles são mais motivantes e na média, gastam mais calorias.

Lembre-se de conversar com seu professor ou Personal Trainer na hora de modificar sua rotina de treinos. E nunca realize qualquer exercício sem prescrição profissional.

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