Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

domingo, 27 de novembro de 2011

SUPLEMENTO DO MÊS: Termogênicos

Por Carolina Paz

O que são, como funcionam e quando utilizá-los.

Dentre os vários tipos de suplementos disponíveis, um dos mais procurados pelos que almejam perder gordura corporal e afinar a silhueta são os termogênicos ou “queimadores”. Esses suplementos são assim chamados por possuírem substâncias que estimulam a termogênese corporal, ou seja, elevam a temperatura do nosso corpo, proporcionando uma aceleração no metabolismo. Como conseqüência desse aumento metabólico, o organismo passa a gastar mais calorias mesmo estando em repouso, estimulando e facilitando a queima de gorduras.

As formulações variam, sendo que guaraná, cafeína e extratos vegetais como laranja amarga (Citrus aurantium), gengibre, pimenta e chá verde são os ingredientes mais utilizados.

Alguns produtos trazem uma combinação de ingredientes que agem em sinergia. Outros são mais específicos, contendo apenas um ingrediente termogênico.

As formas de apresentação também variam, podendo ser em cápsulas, tabletes, pó ou líquido.

Os principais benefícios dos termogênicos são: estimulação energética, diminuição da fadiga muscular, potencialização da contração muscular, estado de alerta e maior concentração, aumento do metabolismo, sensação de prazer e aumento da mobilização e oxidação de gorduras.

A estimulação energética que os termogênicos propiciam é um dos fatores que auxiliam a perda de peso, pois aumentando a disposição e energia durante a atividade física, a tendência é que ocorra um maior gasto calórico em função do exercício mais intenso.

A melhor hora para utilizar os termogênicos é pela manhã ou 30 minutos antes da atividade física. Dependendo da sensibilidade do organismo aos componentes, em especial à cafeína, que geralmente está presente neste tipo de produto, deve-se evitar utilizá-lo à noite para que o sono não seja prejudicado.

Como proporcionam uma pequena elevação dos batimentos cardíacos e da pressão arterial, Hipertensos, cardiopatas, gestantes e lactantes devem ter cuidado ao utilizar estes produtos, e fazê-lo somente sob orientação de nutricionista ou médico.

Vale lembrar também que o uso indiscriminado de substâncias termogênicas pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, taquicardia, tontura e insônia. Portanto, exagerar nas doses com o intuito de obter resultados mais rápidos não é recomendado e pode ser prejudicial à saúde. Antes de utilizá-los, consulte seu nutricionista.

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida