Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

SUPLEMENTO DO MÊS: Whey Protein

Por Carolina Paz

A proteína é uma das principais unidades construtoras do corpo humano. Ela é essencial para a formação e reparo dos músculos e tecidos, e para a produção de enzimas e hormônios.

Quando o objetivo é ganhar massa muscular ou mesmo mantê-la, é importante adequar a ingestão deste nutriente. Uma maneira prática e eficiente de obter a quantidade diária de proteínas que você precisa é incluir na sua dieta um suplemento de Whey Protein, principalmente logo após o treino, pois é nessa hora que o seu corpo mais precisa delas.

Whey Protein é a proteína do soro do leite, considerada uma proteína de alto Valor Biológico. Ela é naturalmente abundante em BCAA´s (Aminoácidos de Cadeia Ramificada) que aumentam a síntese protéica, auxiliando a construção e a recuperação dos músculos após os exercícios.

Além disso, a proteína do soro do leite também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo as chances de infecções, gripes e resfriados.

Existem diversas marcas e tipos de Whey Protein, sendo que os mais conhecidos são o Concentrado, o Isolado e o Hidrolisado.

O Whey Protein Concentrado (WPC) apresenta de 30 a 90% de proteínas, sendo que o restante é composto por gorduras e carboidratos (entre eles a lactose, que é o açúcar do leite).

No Whey Protein Hidrolisado, as moléculas de proteína são hidrolisadas, ou seja, são “quebradas” em frações menores, sendo digeridas e absorvidas mais facilmente.

Já no Whey Protein Isolado (WPI), o processo de isolamento da proteína remove grande quantidade das impurezas e o produto geralmente é isento de gorduras, carboidratos e lactose. Por isso, pessoas que apresentam intolerância à lactose devem sempre optar pelas formas isoladas do Whey Protein.

Os melhores horários para consumir Whey Protein são após os treinos e entre as refeições, podendo ser batido com água, leite e/ou frutas. Existe também a versão sem sabor, que pode ser utilizada para incrementar algumas receitas.

Consulte um nutricionista para saber qual o tipo de Whey Protein é mais indicado para você e como incluí-lo no seu plano alimentar de maneira equilibrada.

Dica: Analise os ingredientes do produto que você pretende comprar. Muitas vezes o produto tem nome de Whey, no entanto, ao analisar os ingredientes encontrados sob o título “informação nutricional” no rótulo do produto, você descobre que, por exemplo, outras fontes de proteína, como albumina e proteína da soja, foram adicionadas. Portanto, se o produto possui mais de uma fonte de proteína (que não seja a proteína do soro do leite) em sua formulação, você já sabe que não é 100% Whey Protein. É importante ficar atento a isso para poder comparar, verdadeiramente, qualidade e preço entre as diferentes marcas e produtos disponíveis.

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida