Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

8 motivos para o carboidrato fazer parte da dieta

O carboidrato é visto por muita gente como um dos maiores inimigos das dietas. Cortá-lo drasticamente da alimentação é uma das saídas quando o objetivo é perder alguns "quilinhos".

Mas muitos estudos apontam que alguns tipos de carboidratos podem sim ser excelentes aliados da boa forma. O chamado "amido resistente" auxilia no processo de perda de peso, queima de calorias, aumento da energia, diminuição do colesterol e até mesmo na redução do estresse. Se isso está parecendo muito bom para ser verdade, confira oito motivos que indicam que você deve começar a incluir carboidratos na sua vida. As dicas são do site Health.com.

Comer carboidratos pode deixar você mais magro

Um estudo recente comprovou que as pessoas mais magras são as que ingerem mais carboidrato. Os pesquisadores concluíram que as chances de uma pessoa se tornar magra são maiores quando a ingestão diária de carboidratos alcança os 64%, ou 361 gramas. A maioria das dietas limita este percentual a menos do que 30%, e às vezes reduzem a ingestão diária a míseras 30 g.

Carboidratos preenchem o vazio do estômago

Muitos carboidratos atuam como supressores do apetite, ainda mais do que proteínas ou gorduras. Estes carboidratos preenchem o vazio do estômago por que são digeridos mais lentamente do que outros tipos de comida, e provocam a sensação de plenitude no cérebro e no estômago.

Uma pesquisa feita na Universidade de Surrey, no Reino Unido, mostrou que o consumo de amido resistente em uma refeição fez com que os participantes da pesquisa consumissem 10% a menos de calorias, porque sentiam menos fome.

Carboidratos ajudam a conter a fome

De acordo com algumas pesquisas, pessoas que trocaram suas dietas de baixo carboidrato por porções mais generosas de fibras e alimentos com amido resistente, em dois dias viam seus desejos incontroláveis por comida irem embora. Isso porque estes componentes satisfazem rapidamente e elevam os níveis de hormônio da saciedade.

Carboidratos controlam o açúcar no sangue e as diabetes

Ter na dieta o mix correto de carboidratos é a melhor forma de controlar os níveis de açúcar no sangue. Em um estudo feito no Beltsville Human Nutrition Center, participantes que consumiram uma dieta rica em alimentos com amido resistente foram capazes de diminuir o açúcar no sangue após as refeições e aumentar a resposta da insulina em até 38%. O ideal é combinar a escolha dos carboidratos de forma que não causem um aumento no seu nível de açúcar no sangue. No lugar de arroz branco, escolha o marrom e o combine com feijão, milho, ou outros alimentos ricos em amido resistente.

Carboidratos aceleram o metabolismo

Carboidratos ricos em amido resistente aceleram o metabolismo e outros queimadores de gordura naturais. À medida que o amido resistente atravessa o seu sistema digestivo, libera ácidos graxos que estimulam a queima de gordura, especialmente na região da barriga. Estes ácidos ajudam a preservar a massa muscular e a perder peso mais rapidamente.

Carboidratos ajudam a quebrar as gorduras da barriga

O carboidrato pode ajudar você a perder a barriguinha mais rapidamente do que outros alimentos, mesmo quando o mesmo número de calorias é consumido. Cientistas alimentaram ratos a partir de uma dieta rica em amido resistente, e eles tiveram maior queima de gordura. Os pesquisadores concluíram que as células de gordura eram menos propensas a serem armazenadas na região da barriga.

Carboidratos aumentam a sensação de saciedade

Os carboidratos têm o poder de manter as pessoas satisfeitas, muito mais do que os outros alimentos. Isso porque o seu cérebro funciona como um medidor de combustível, que exige ser preenchido toda vez que se vê vazio. Os alimentos ricos em amido resistente liberam hormônios de plenitude no intestino. Ao aumentar o consumo destes alimentos, você irá minimizar a fome e os desejos.

Carboidratos fazem você se sentir bem com você mesmo

Sari Greaves, nutricionista e porta-voz da Associação Dietética Americana, explica o porquê: "as pessoas que estão em dieta se sentem poderosas quando perdem peso mesmo comendo carboidrato. Pela primeira vez, se sentem capazes de perder peso comendo de forma equilibrada, sem cortar os grupos alimentares inteiros".

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida