Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Estresse e sua relação com ganho de peso pode ser explicada, diz pesquisa

Cientistas da Universidade de Harvard, na Inglaterra, descobriram que muitas pessoas têm engordado devido à fome exagerada provocada pelos hormônios do estresse. Em artigo publicado este mês no site da universidade, os especialistas descreveram que em curto prazo, o estresse faz o cérebro produzir corticotropina, um hormônio que suprimi o apetite, mas se o estresse persiste, as glândulas adrenais produzem cortisol, que aumenta o apetite.

O estresse também parece afetar a preferência por certos alimentos. Diversos estudos realizados com pessoas e animais demonstraram que tanto o estresse físico quanto o emocional levam o indivíduo a preferir alimentos ricos em gordura, açúcar ou ambos, em resposta à combinação dos hormônios cortisol e insulina juntos. Quando ingeridos, estes alimentos suprimem o estresse emocional no cérebro temporariamente e, por isso, ficaram conhecidos como "alimentos confortantes", gerando uma espécie de vício.

"Por sorte, há passos que podem ser tomados para reduzir os níveis de estresse", disse Michael Miller, editor-chefe da Harvard Mental Health Letter, que sugeriu a meditação, os exercícios e o apoio dos amigos como forma de superar o problema.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida