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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Nutricionista orienta pais sobre preparação da lancheira escolar

Com a volta das aulas, muitas mães se preocupam que as crianças não tenham um café da manhã ou lanche da tarde completo e reforçado. Para acabar com as dúvidas e garantir a saúde dos pequenos, o G1 conversou com a nutricionista Rafaela Fernandes, que orientou sobre os melhores alimentos para consumir durante o intervalo.

"Para o organismo funcionar bem, a pessoa precisa consumir os reguladores, que são os carboidratos, as proteínas e a gordura", diz a especialista. Por isso, o tradicional pão com requeijão, manteiga ou frios não pode faltar na lancheira. "O pão entra com o carboidrato, enquanto esse recheio, de origem animal, contém proteínas e gordura", explica. Para variar o cardápio, ela diz que é possível substituir o pão por bolos ou bolachas do tipo maisena e água e sal, sempre acompanhadas de um produto à base de leite.

Para completar a refeição, Rafaela recomenda achocolatados ou sucos. "Se não der tempo de fazer um suco natural, pode ser o de caixinha mesmo. Os sucos de soja também são uma boa opção". De sobremesa, uma fruta já é o bastante. "É bom dar preferência às frutas que não escurecem, como maçã, pera e banana".

Caso a criança vá passar o dia na escola e for obrigada a substituir o arroz e feijão por um lanche, a nutricionista indica os sanduíches naturais. "Nesse caso é importante que o lanche seja completo. Um pão de qualquer tipo com alface e fatias de presunto ou peito de peru, queijo e tomate é o suficiente. Ultimamente o pão folha tem sido bastante utilizado nesse tipo de sanduíche", diz.

Para que os alimentos não estraguem nesses dias de calor, Rafaela recomenda que a criança leve uma bolsa térmica, caso a escola não ofereça equipamentos de refrigeração. "Mesmo assim, é melhor que os pais não mandem iogurtes ou produtos a base de leite fermentado, que azedam com mais facilidade", orienta a especialista.

Fonte: G1

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