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segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Levar marmita para o trabalho é a opção saudável e mais barata

Levar comida de casa para o trabalho pode fazer bem para o seu bolso e deixar suas refeições muito mais saudáveis, principalmente em relação ao maior controle que se tem sobre os alimentos.


"O bom é que você pode preparar a comida com menos gordura e mais higiene. É possível elaborar um prato saudável e evitar as ‘besteiras’ que comumente as pessoas colocam no prato em restaurantes self service ou fast foods”, explica Flávia Morais, nutricionista e coordenadora do departamento de nutrição da rede Mundo Verde, empresa especializada em produtos naturais.

 Para Nadia Cozzi, consultora em alimentação consciente, investir na marmita (em vez atacar os restaurantes por quilo nas redondezas do trabalho) é uma opção mais barata e oferece ainda outro tipo de vantagem: "É possível optar por alimentos orgânicos livres de transgênicos, agrotóxicos, promotores de crescimento e aditivos químicos”.



Cuidados


Segundo as especialistas ouvidas pela reportagem, a melhor forma de ter uma alimentação equilibrada é adotar um cardápio variado e com alimentos de todos os grupos. Assim, estará contemplando os nutrientes necessários para a manutenção da saúde.


Por uma questão de preservação da saúde, elas recomendam evitar frituras, alimentos industrializados e doces em excesso. Evite também o consumo de comidas prontas/congeladas, como lasanhas, estrogonofe e afins. Esses alimentos têm grande quantidade de gordura e de sal que são prejudiciais à saúde e possuem poucos nutrientes.

Dicas de uma alimentação saudável



“A orientação à população em geral, não somente em marmitas, é a prática da alimentação equilibrada, com um cardápio variado e alimentos de todos os grupos. Por exemplo: arroz, batata ou massa; feijão, lentilha, ervilha ou grão de bico; legumes e verduras; e carnes magras ou ovos”, afirma a nutricionista Dra. Celi Kussumoto.

Alimentos que não podem faltar em sua marmita, segundo as especialistas:

Leguminosas: feijões, grão de bico, lentilha, ervilha e soja. Podem ser consumidos cozidos com o caldo ou na forma de salada. São fontes de proteína, fibras e vitaminas do complexo B;


Cereal integral
: arroz integral, quinoa em grãos ou amaranto em grãos. Boa fonte de carboidratos que nos dão energia, fibras, vitaminas e minerais;

Proteína:
ovo cozido, frango ou peixe grelhado ou soja. Nutriente importante para a manutenção dos tecidos do nosso corpo;

Legumes variados:
são fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes;

Salada de folhas variadas:
procure regar a salada com azeite de oliva extravirgem. Além de fibras, são fontes de vitaminas, minerais e antioxidante.

Gastos

Um estudo divulgado na última sexta-feira (27) aponta que o almoço fora de casa custa, em média, R$ 27,46 no Brasil. Em comparação com o mesmo levantamento apresentado em 2011, esse resultado apresentou alta de 2,54% no índice do preço da refeição neste ano.



De acordo com o consultor de planejamento financeiro pessoal Augusto Saboia, pequenas mudanças podem resultar em grandes resultados. E quando o assunto é levar comida de casa, o especialista afirma que o profissional que economiza o dinheiro do almoço consegue juntar até R$ 5 mil por ano.

“Muitas pessoas me olham e dizem ‘Saboia eu ganho R$ 10, R$ 20 de almoço e sou louco para ir para Disney (...), mas não tenho dinheiro’. E eu digo – por que não vai? Duzentos e cinqüenta dias [de refeição fora de casa] a R$ 20 são R$ 5 mil.

Como é que você não tem dinheiro?”, brinca o consultor.

“Traz de casa, compra uma salada (...). Ninguém vai lembrar como você comeu salada e filé de frango. E sim como foi sua viagem para Disney (...). Isso não é uma perda é uma troca”, ressalta.


Fonte: UOL

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