Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Musculação pode ajudar pessoas com hipertensão

É comum ouvir que quem tem problema de pressão alta não pode fazer exercícios físicos. Mas uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) constatou o contrário: a musculação pode ajudar no controle da doença tanto quanto a medicação usada diariamente. A descoberta contesta a ideia de que apenas as atividades aeróbicas (como natação e caminhada) surtem efeitos positivos para o controle do mal.

Pesquisa

O estudo reuniu 15 homens hipertensos com idade média de 46 anos e os acompanhou por seis semanas. Durante esta etapa os pesquisadores foram retirando aos poucos os medicamentos utilizados para controlar a pressão alta, com acompanhamento de cardiologistas. Depois, foi a vez de colocar os voluntários para se exercitar. Durante 12 semanas os pacientes treinaram musculação convencional — ou seja, cada exercício repetido três vezes, com carga moderada — e trabalharam sete grupos musculares: abdômen, pernas, parte interna e externa das coxas, ombros, bíceps e tríceps. "O treino foi realizado três vezes por semana em dias alternados, para que os músculos pudessem descansar", atenta autor do estudo, o biólogo molecular Milton Rocha de Morais.

Resultados animadores

Com as atividades físicas a pressão arterial voltou a ficar controlada, pois havia subido com a redução do medicamento, na fase anterior do estudo. Os pacientes também tiveram aumento da força física e da flexibilidade. O pesquisador acredita que o aumento da força pode ter influenciado o resultado final da análise. "Um outro estudo, que acompanhou hipertensos por 27 anos, comprovou que quanto mais massa muscular o hipertenso tem, mais tempo ele vive", ressalta Morais, que afirma ainda que a explicação para isto é que o aumento de músculo permite que o paciente execute as tarefas diárias sem precisar fazer muito esforço.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida