Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Suplementos vitamínicos reduzem risco de câncer de cólon

O uso regular de suplementos vitamínicos e minerais pode reduzir o risco de câncer de cólon, o segundo mais comum entre as mulheres e terceiro entre os homens. A relação entre os suplementos e a doença foi objeto de uma pesquisa canadense que encontrou uma redução expressiva na incidência do tumor em testes com ratos.

Um dos tipos mais comuns de câncer, é causado pela modificação e crescimento sem controle das células do cólon ou do reto, as partes finais do intestino. A predisposição genética é um dos maiores fatores de risco, por isso, quem tem casos na família precisa fazer exames periódicos, já que a taxa de cura é alta quando o tumor é descoberto no início. Uma alimentação rica em gorduras e baixa em fibras, com poucas frutas e cereais também são fatores de risco, assim como o consumo de álcool e cigarro. Uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas diminuem os riscos.

Os autores da pesquisa dividiram as cobaias em seis grupos e as alimentaram com uma dieta rica em calorias e pobre em fibras. Os grupos então foram expostos a diferentes combinações de agentes cancerígenos e suplementos vitamínicos e minerais. Os ratos que receberam os suplementos tiveram uma redução média de 84% na formação de lesões pré-cancerígenas e não desenvolveram tumores em um período de 32 semanas.

 Os tumores do sistema digestivo se desenvolvem de maneira similar em roedores e seres humanos.

"Esse estudo, além de ajudar a população a se prevenir, guia pacientes com câncer quanto ao valor da administração desses suplementos", afirmou Grant Pierce, editor da revista Canadian Journal of Physiology and Pharmacology, onde o estudo foi publicado.

 A pesquisa lembra que o uso de suplementos deve ocorrer com acompanhamento médico. O profissional de saúde saberá quais produtos indicar a cada paciente.

Fonte: Veja

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida