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quinta-feira, 22 de março de 2012

Em vez de dieta, crie hábitos saudáveis para emagrecer

Uma alimentaçãocom muitas frutas, verduras, legumes, e pouca gordura é o segredo das melhoresdietas

São Paulo - Perdermuito peso de uma só vez é errado. Pior, é ineficiente a longo prazo. O esforçofeito é desproporcional e ninguém consegue manter um carga alta de exercíciosou uma dieta rigorosíssima por muito tempo. Em poucos meses, todo o esforço édesperdiçado e o ponteiro da balança volta a subir. O segredo, em lugar deprogramas radicais de emagrecimento, é criar hábitos duradouros e transformaralimentação saudável e exercícios em hábitos possíveis de serem mantidos eseguidos.

É possívelconquistar hábitos saudáveis com pequenas medidas. Aos poucos, além deemagrecer, a saúde melhorará e esses benefícios durarão por muito mais tempo. Épreciso, no entanto, saber que nada é tão simples como parece: desenvolvernovos hábitos saudáveis demora e exige muita paciência e disciplina. Assim comomanter uma dieta, começar uma nova vida com hábitos saudáveis é difícil e, como tempo, pode causar desânimo e desistências. Planejar-se e começar aos poucossão duas regras de ouro no início, já que mudar radicalmente a rotina provocaum grande impacto.

Estabeleça umameta e, para alcançá-la, adote um hábito novo a cada semana ou a cada mês — afrequência depende da sua vontade e do quanto os hábitos não saudáveis estãoenraizados em sua vida.

"Revisar oshábitos é admitir os erros e tentar corrigi-los", diz MárcioMancini, endocrinologista e chefe do grupo de obesidade do Hospital das Clínicas."É bem diferente de uma dieta rigorosa, que funciona somente paraquem busca soluções rápidas e milagrosas que, por serem difíceis de manter,muitas vezes resultam em novo ganho de peso assim que a dieta éinterrompida." Segundo o médico, criar novos hábitos, além defazer com que uma pessoa perca peso, evita esse 'efeito sanfona' e melhora asaúde a longo prazo, diminuindo fatores de risco para doenças cardiovasculares,diabetes e hipertensão.

Assim, com umhábito novo por vez, tornar-se uma pessoa mais saudável - e mais magra - ficamais fácil. E ainda evita começar cada ano novo com uma nova dieta.

Saiba abaixo comotransformar alimentação saudável e exercícios em hábitos duradouros:

Faça planos alongo prazo e dê um passo de cada vez

Saiba quais sãoseus objetivos e procure não cometer loucuras para alcançá-los. A melhormaneira de transformar mudanças em hábitos que levará para a vida toda étorná-los parte de sua rotina aos poucos, de maneira saudável e sem correrriscos. Mais do que uma dieta ou atividade física momentânea, você conseguirá,aos poucos, mudar o seu estilo de vida. Os resultados podem demorar paraaparecer, mas são muito mais benéficos e duradouros.

Diminua asquantidades aos poucos

Para anutricionista chefe do serviço de atendimento ambulatorial do Hospital dasClínicas, Sônia Trecco, para uma pessoa adotar uma alimentação saudável, de umavez por todas, ela deve diminuir de maneira gradativa a quantidade dosalimentos não saudáveis que são consumidos em um dia. "Por exemplo,se uma pessoa toma dez copos de refrigerante diariamente, pode tentar reduziressa quantidade para um copo por semana, até o dia em que consumirá a bebidaapenas esporadicamente", afirma a nutricionista.

Escolha umalimento saudável por vez

Mudar radicalmenteos hábitos alimentares é difícil, pode desanimar uma pessoa e até fazê-ladesistir de adquirir uma vida mais saudável. Além da redução da quantidade, éimportante substituir alimentos não saudáveis por outros mais nutritivos emenos calóricos. "Pode ser uma troca por semana: por exemplo,primeiro passar a comer queijo branco em vez de queijo prato ou arroz normalpelo integral. Na outra semana, troca o leite por um desnatado. E assim pordiante". Outras trocas também podem ser feitas nas formas de preparode um prato, como trocar alimentos fritos por assados, por exemplo.

Encontre umaatividade física da qual você goste

Para que umexercício físico passe a fazer parte da rotina de uma pessoa, ele deve,principalmente, ser agradável. "Todos devem encontrar uma atividadecom a qual se identifiquem. Quem tem dificuldades de motivação pode se dar bemem atividades em grupo ou simplesmente em companhia de alguém. Tornar o esportesocial é fundamental para a motivação continuar", afirma oprofessor de educação física e colunista de VEJA, Renato Dutra.

Acrescente poucaintensidade aos exercícios por vez

Para quem foisedentário a vida toda, ou em grande parte dela, é difícil começar um exercíciojá com alta intensidade. Além de desmotivador, pode provocar lesões muscularese distúrbios como o do sono e hormonais. "O ideal é traçar umobjetivo a longo prazo e organizar pequenas metas que farão uma pessoa chegar aesse resultado", diz Renato Dutra. Por exemplo, um sedentário queresolve fazer caminhada deve começar com poucos minutos da atividade e, a cadadia, semana ou mês, ir aumentando em alguns minutos o tempo da atividade. "Mesmoantes de atingir as metas, a pessoa vai perceber melhora no sono, maiorfacilidade de emagrecer e melhora no humor, na disposição e na produtividade notrabalho", diz.

Fonte: Exame

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