Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Obesas: Mais chances de eventos cardiovasculares

Por Beth Santos

Mulheres obesas e hipertensas apresentam dez vezes mais chances de sofrer ataques cardíacos, como enfartos, do que homens nas mesmas condições de saúde. Este foi o resultado do estudo inédito realizado recentemente pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo, desenvolvido no Instituto Dante Pazzanese.

A pesquisa revelou ainda que homens e mulheres fora do peso têm nove vezes mais chances de sofrerem um evento cardiovascular do que os considerados pré-obesos, e que os hipertensos também estão predispostos a complicações cardíacas.

A pesquisa acompanhou 854 mulheres e 450 homens, no total de 1304 pacientes, todos maiores de 18 anos. Eles foram avaliados no início do estudo medindo-se peso, estatura e circunferência abdominal, além de passarem por análise de fatores de risco cardiovascular - como hipertensão e colesterol – e bioestatística, por meio de complexos cálculos matemáticos, com ajuda de um computador.

Do total de mulheres avaliadas, 98% tinham circunferência abdominal muito elevada. Entre os homens, eram 82,7%. Ainda deste total, 58% das mulheres apresentavam hipertensão, contra 37% dos homens.

Um dos especialistas envolvidos no estudo, o responsável pelo Ambulatório de Nutrição do Dante Pazzanese e nutrólogo Daniel Magnoni, comenta que a pesquisa mostra que “a alimentação inadequada desses pacientes, rica em açúcares, gordura e sódio pode ser a fonte primária para a elevação do risco cardiovascular, causando obesidade e hipertensão”. Segundo ele, por isso a mudança dos hábitos alimentares é fundamental na prevenção desse quadro.


Fonte: ABESO

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida