Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Cuidado com o que você lê na internet - parte 1


Por Anderson Brandão

Infelizmente sempre recebo lixo eletrônico falando sobre saúde. A maioria deles com coisas infundadas, onde alguém comenta que um especialista disso ou daquilo (sem revelar o nome, a fonte ou estudo) explicou uma técnica mágica para conseguir um milagre que, por causa de uma teoria da conspiração, alguém não revelou para que alguém pudesse ganhar dinheiro ou algum tipo de vantagem comercial.

Essa semana recebi um e-mail que seria cômico, se não fosse trágico (saúde e exercício físico é coisa muito séria). Por tratar-se de uma dúvida de uma cliente, não tive alternativa senão responder aqui e acabar de vez com o problema.

Abaixo, o e-mail em amarelo e em seguida, meus comentários:

Um médico naturalista ficava muito triste sempre que participava de um congresso, porque não constatava os resultados de seus estudos, embora comprovados, não eram divulgados, simplesmente porque segundo ele, não davam audiência, não geravam IBOPE. Assim sendo, passou a ensinar dois exercícios e duas ações simples que evitam problemas cardíacos:

Em primeiro lugar, qual o nome do médico para eu poder consolá-lo? Onde fica a Sociedade Brasileira de Médicos Naturalistas? Quem é o Presidente? Qual foi o congresso? E se estas medidas, evitavam problemas cardíacos, por que o médico não enviou o trabalho (pesquisa) para a Sociedade Brasileira de Cardiologia? Quem prescreveu os exercícios é médico ou professor de educação física?

1º  Ao acordar, deitado de barriga para cima, pedalar 120 vezes no ar. Esse exercício melhora o posicionamento da coluna e da postura, diminuindo ou retardando o encurvamento das costas, aliviando suas dores e baixando a pressão arterial;

Eu fico imaginando quantas pessoas receberam este e-mail e quando acordaram pedalaram em suas bicicletas imaginárias (e começo a rir sozinho quando imagino isso), de barriga para cima, para melhorar o posicionamento da coluna e ao invés disso, tiveram uma contratura muscular ou descobriram que tinham um estreitamento nas vértebras lombares ou talvez uma hérnia de disco. Vocês já ouviram falar em fisioterapeuta ou médico ortopedista? Então, descubram o que eles pensam sobre o assunto!

Pior: E se o ciclista (rindo demais) em questão for cardiopata ou hipertenso? Corre sério risco de ter um problema cardíaco, simplesmente porque está deixando o retorno venoso extremamente dificultado. 

2º Antes do banho, exercitar a panturrilha (levantar o corpo na ponta dos pés), primeiro rápido até esquentar as panturrilhas e depois uma sequência de 10 movimentos lentos, Pronto. Esse exercício bombeia o sangue para o coração, melhora os batimentos cardíacos e evita obstrução das veias. Nos primeiros 6 meses, se a pessoa estiver com excesso de peso, ela emagrece da cintura para baixo e, nos 6 meses seguintes, da cintura para cima. Depois de 2 anos, não engorda mais e além de tudo, diminui o risco de uma cirurgia cardíaca que custa em média hoje, R$ 38.000,00 e de um modo geral, os planos de saúde nem sempre pagam. Também melhora o problema de micro varizes

Você chega em casa, cansado depois de um dia inteiro de trabalho e tem uma ideia brilhante: Fazer exercícios para suas panturrilhas antes de tomar banho.

Até aqui, tudo bem. Embora na minha opinião o melhor lugar para treinar seja na academia, você pode se exercitar no banheiro. O que fica estranho é um médico mandar você fazer isso lá (já consigo ver todos vocês amanhã faltando a academia para treinar no banheiro).

Realmente a ideia é esquisita, mas não é um absurdo tão grande assim.  Calma, eu explico. Lembra que mencionei o termo retorno venoso? Nesse processo, o sangue que o coração bombeia para todo o corpo deve retornar para ele e ter músculos bem treinados ajuda muito nesta tarefa. Isso se aplica a todos os músculos do corpo, em especial aos das pernas.

Muitos especialistas (acho que pelo visto os naturalistas também) chamam “as panturrilhas” de segundo coração, porque elas são as principais incentivadoras do retorno venoso (funcionam como uma segunda bomba). Logo, ter os músculos (Gastrocnêmios) bem condicionados ajuda na circulação. Agora, dizer que isso vai ajudar com as obstruções das veias, vai ajudar a perder peso da cintura para baixo, perder peso da cintura para cima e que depois de 2 anos você não vai mais engordar, isso é mentira!

Perder ou ganhar peso, depende do produto de seu consumo calórico X gasto calórico. Se você gastar mais do que consome, vai perder peso. Se você consome mais do que consegue gastar, vai ganhar peso. Esse processo não é seletivo, ou seja, não pode ser determinado para essa ou para aquela parte do corpo. Da qualidade do consumo de calorias também poderão vir as obstruções de suas veias/artérias. Se consumir muita gordura ruim, pouca fibra e pouca gordura boa, seu colesterol ruim poderá subir, enquanto seu bom colesterol irá diminuir (HDL = bom colesterol / LDL = colesterol ruim) e isso poderá provocar o entupimento de seus vasos. Vale sempre lembrar que o exercício físico, ajuda no aumento do bom colesterol e na diminuição do colesterol ruim.

Não sei dizer se os planos e saúde cobrem ou não as cirurgias cardíacas e honestamente, não pretendo descobrir. Mas meu “achismo” diz que sim, eles cobrem. Não quero discutir o funcionamento do seguro de saúde brasileiro. A prevenção é o melhor de todos os seguros e isso sim merece a atenção de todos nós.

Sobre as micros varizes, também concordo. Mas apenas porque tenho em mente que exercícios físicos, assim como uma boa alimentação são bons para a circulação. Se esses forem os motivos, isso também é verdade. Mas não porque alguém faz um exercício específico antes de tomar banho.

3º. Ao chegar em casa, coloque os seus pés em uma bacia com água bem quente (o famoso escalda pés - além de relaxar, esse processo desencadeia a dilatação dos vasos sanguíneos dos pés, melhora o cabelo e melhora, inclusive, a visão). Esse processo foi pesquisado com pessoas diabéticas e o resultado evidenciou a melhora na circulação sanguínea, diminuindo os casos de gangrena, o quadro geral de saúde dos pesquisados melhorou e como um fato relevante, a melhora da visão. Evita o encurvamento da coluna.

Qualquer processo de aumento da temperatura irá provocar a vasodilatação (de vasos, capilares e artérias) que, com intensidade adequada, pode provocar o relaxamento (se estiver muito quente você irá se queimar).  Com a vasodilatação o fluxo sanguíneo na região aumenta e junto com ele, seguem todas as substâncias que o sangue carrega. Logo, se a pessoa tem um processo inflamatório na região dos pés (diabéticos podem ter ou não), o "escalda pés" pode até funcionar. Vou dar ao "doutor" o benefício da dúvida neste quesito. Os estudos que li são controversos e o "escalda pés" aparece hora como bom, hora como ruim.

Mas, fazer escalda pé melhora a visão e evita o encurvamento da coluna? Brincadeira, né? Lançado o desafio: se alguém me enviar uma meta-analise mostrando a relação do "escalda pés" com a melhora da visão ou provando que evita o encurvamento da coluna, escrevo uma carta de retratação imediatamente. E tem mais, a parte de que melhora o cabelo é claramente uma piada.

4º. Ao perceber que a pressão subiu, coloque as pernas dentro de um balde com água muito gelada até os joelhos. Permaneça nesta imersão por 20min. Este processo fará com que o organismo, na busca de aquecer os membros inferiores, faça com que o acúmulo de sangue na cabeça desça, baixando a pressão.

Quero deixar bem claro que o último item é também o mais importante. Ao perceber que sua pressão arterial subiu, se você é Hipertenso e está medicado, ligue imediatamente para seu médico cardiologista. Nenhuma medida indicada por um e-mail que só Deus sabe quem escreveu irá fazer sua pressão baixar. Se você não é Hipertenso, procure imediatamente um hospital ou médico para investigar o que está acontecendo.

A Hipertensão Arterial é uma doença séria e segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, mata 300 mil pessoas por ano no Brasil e há 17 milhões de pessoas que sofrem com o problema. Outros estudo apontam que, em países em desenvolvimento como o Brasil, ela deverá crescer 85% até 2025.

Para não deixar de criticar diretamente o último item deste e-mail, quero explicar que, de nada irá adiantar colocar os pés em um balde com água fria. Isso não irá fazer sua pressão arterial diminuir e você corre sério risco de tê-la aumentada. O processo de queda da temperatura na região provocará a vasoconstrição, diminuindo o calibre dos vasos, capilares e artérias (processo inverso à vasodilatação), atrapalhando o fluxo sanguíneo e prejudicando o retorno venoso, resultando no aumento da pressão arterial.

Para deixar claro, a Sociedade Brasileira de Hipertensão define a Hipertensão Arterial, (pressão alta) em ter a pressão arterial, sistematicamente, igual ou maior que 140 por 90 mmHg. A pressão pode se elevar por vários motivos mas, principalmente, porque os vasos nos quais o sangue circula se contraem. O coração e os vasos podem ser comparados a uma torneira aberta ligada a vários esguichos. Se fecharmos a ponta dos esguichos a pressão lá dentro aumenta. O mesmo ocorre quando o coração bombeia o sangue. Se os vasos são estreitados a pressão sobe.

Para finalizar, é claro que nosso amigo médico naturalista não existe e este e-mail é apenas mais uma daquelas bobagens que circulam todos os dias na internet. Infelizmente, acredito que muitas pessoas estão sendo enganadas todos os dias.

A grande dica é: faça exercícios físicos orientados todos os dias, alimente-se de forma comportada e ao perceber algo errado com sua saúde, procure um médico de verdade.

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida