Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tênis transforma a força de suas caminhadas em energia para carregar gadgets

Em breve, além de amortecer o impacto durante a caminhada ou corrida, seu tênis também poderá dar uma forcinha para carregar seu celular ou laptop. É que dois pesquisadores da Universidade de Winsconsin, nos EUA, instalaram em um par do calçado um sistema para converter a energia mecânica de nossas passadas em eletricidade. 



Os pesquisadores se valeram de um fenômeno da física que faz com que líquidos se movam quando recebem carga elétrica. Porém, inverteram a lógica e fizeram o líquido se movimentar para gerar eletricidade. E, assim, criaram o sistema que vai dentro do tênis: são dois reservatórios de metal líquido conectados entre si por um tubo cheio de nanoeletrodos. Ao caminharmos, o líquido se desloca de um reservatório ao outro, gerando uma corrente elétrica. Ela é armazenada em uma bateria, localizada na ponta dos dedos. Para carregar um gadget, basta usar a entrada USB no calcanhar do tênis. O protótipo foi feito com 150 gotas de metal condutor. Com uma versão de mil gotas, seria possível gerar até 10 watts (o suficiente para completar a carga de um smartphone). 



Com a tecnologia em mãos, os físicos agora buscam parceria na indústria de calçados para fabricar o tênis amigo dos gadgets. E já prometem modelos mais avançados. Levando em conta que o que mais suga a bateria em um celular é ficar buscando a rede de telefone ou internet, eles já testaram a inserção de um transmissor de wifi no calçado. Com ele, a expectativa é que a bateria do gadget dure até 10 vezes mais. Seria o fim das desculpas dos nerds para não fazer exercício.

Fonte: Revista Galileu

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida