Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Atividade física melhora autoestima e desempenho escolar, diz estudo


Um estudo feito com adolescentes obesos no Canadá mostrou que, mesmo quando não leva à perda de peso, a atividade física pode melhorar a autoestima, as habilidades sociais e até o desempenho escolar dos garotos.

Os adolescentes que participaram da pesquisa fizeram exercícios duas vezes por semana, ao longo de dois meses e meio. A atividade era de leve a moderada, sempre supervisionada pelos especialistas, e os participantes podiam parar se quisessem.

Os exercícios foram feitos na bicicleta ergométrica – os participantes puderam escolher a trilha sonora – e em videogames interativos – a escolha do jogo também ficava a cargo do adolescente. A música e os jogos foram usados como forma de distração.

Antes e depois do programa de dez semanas, os adolescentes fizeram uma autoavaliação sobre seu desempenho na escola, na vida social e nos esportes, além de dar uma definição sobre sua imagem corporal e sua autoestima.

Os participantes perceberam uma melhora nesses aspectos psicológicos, embora a atividade não tenha provocado grandes mudanças no físico dos adolescentes.

“Estamos falando de benefícios psicológicos derivados de uma melhora na preparação física, resultado de uma quantidade modesta de exercícios – sem mudança no peso nem na gordura corporal”, afirmou Gary Goldfield, do Hospital Infantil do Leste de Ontário, autor do estudo.

“Se você conseguir aumentar sua atividade física e melhorar sua forma ainda que minimamente, vai te ajudar a melhorar sua saúde mental”, concluiu. O estudo foi publicado pelo “Journal of Pediatric Psycology”.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida