Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Correr ajuda a prevenir o câncer de mama

Outubro é considerado o “mês rosa”, pois é marcado por ser o período de campanhas para combater e prevenir o câncer de mama. Além de fazer o autoexame, que é primordial para combater esta gravíssima doença, existem outras atividades que podem contribuir para sua prevenção. Entre elas está a prática da corrida.

De acordo com estudos, as mulheres que são fisicamente ativas têm chances menores de serem vítimas do câncer de mama, o tumor maligno que mais mata na população feminina de todo o mundo. No Brasil, infelizmente, a situação não é diferente e, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), em média 12.500 brasileiras morrem todos os anos vítimas desse câncer.
A boa notícia na prática dos esportes, sobretudo a corrida, é que mulheres já curadas da doença também podem ser beneficiadas. Além da prevenção, para quem já sofreu deste mal, o organismo cria uma espécie de proteção que impede a reincidência do câncer.
Para comprovar esta teoria, cientistas do Sports Medicine Center de Florença, Itália, realizaram um estudo. O projeto acompanhou, durante quatro anos, 30 atletas remadoras e ex-vítimas do câncer de mama.  O intuito principal era, também, monitorar o coração dessas mulheres. Entretanto, os resultados foram além, pois os pesquisadores descobriram que, ao praticarem corrida e caminhada rápida, todas as atletas reduziram em 50% o risco de retorno do câncer de mama.
Entretanto, além da prática desses esportes, o autoexame ainda é a melhor e mais efetiva forma de prevenção ao câncer de mama. Aliás, tanto homens quanto mulheres devem realizá-lo mensalmente. É simples, indolor, rápido e muito importante para a saúde, pois pode salvar vidas.
Fonte: Mundo Corrida

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida