Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Clima da primavera para incentivar as crianças a praticarem atividades físicas disfarçadas


Criança e videogame é como goiabada com queijo: mais uma daquelas combinações que parecem não se largar. Mas não pode, nem deve, ser assim. Ela precisa se mexer para evitar a obesidade e para garantir seu desenvolvimento físico e cognitivo. Mas provavelmente não fará isso por iniciativa própria se vir os pais estatelados no sofá. "Filhos com o pai ou a mãe ativos têm uma chance duas vezes maior de se tornarem ativos. Se tanto o pai quanto a mãe praticarem esportes, a chance do filho fazer o mesmo é seis vezes maior", diz o médico do esporte Ricardo Muniz Nahas, diretor da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).

Leia também: http://blog.seupersonaltrainer.com.br/2010/06/exercicio-fisico-para-criancas-ou-para.html

Correr, jogar futebol ou vôlei, praticar natação, artes marciais... Tudo isso é muito bom. Contudo, você pode acrescentar ao cardápio atividades físicas travestidas de brincadeira. Aproveite que é primavera, mês da criança, e vá ao parque. "Do ponto de vista biopsicossocial, o contato com a natureza é fundamental. Estar ao ar livre é o melhor laboratório que uma criança pode ter para seu desenvolvimento", diz a psicóloga Márcia Verstandig, especialista em terapia sistêmica familiar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Empine papagaio, pule corda, jogue peteca, amarelinha com seus filhos. "Resumindo, a criança deve ser encorajada a participar do maior número de atividades físicas possível diariamente. A variação da modalidade é importante para estimular tanto a coordenação motora quanto o equilíbrio do corpo", diz o especialista em medicina corporal João Felipe Franca, da Clinimex, no Rio de Janeiro. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para saírem da linha do sedentarismo, as crianças com idade entre 5 e 17 anos devem praticar ao menos 360 minutos de atividade física por semana - de preferência divididos em 60 minutos diários. Com a ajuda de especialistas, preparamos uma lista com dez atividades que você pode fazer com seus filhos, com a quantidade de calorias gastas por hora (trata-se apenas de uma média, uma vez que o tamanho das crianças varia e é difícil controlar a intensidade da atividade quando se está brincando) e os principais benefícios.

Fonte: Fitness Brasil

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida