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quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dieta rica em proteína pode ajudar algumas pessoas a emagrecer


Por Genevra Pittman, tradução Renata Souza, revisão Anderson Brandão




Pessoas que fazem dieta e que comem refeições e lanches com muita proteína podem perder um pouco mais de peso do que aqueles que comem pouca proteína e mais carboidratos.


Pesquisadores descobriram que mais de uma média de 12 semanas, pessoas que decidiram seguir uma dieta rica em proteínas perderam quase 0,8 kg a mais e mais gordura corporal, do que aquelas que decidiram seguir uma dieta com uma quantidade padrão de proteína.

Não teve diferença em quanto a pressão sanguínea dos participantes, níveis de colesterol ou marcadores para riscos de diabetes mudaram baseados na quantidade de proteína em suas dietas.


Thomas Wycherly da Universidade do Sul da Austrália em Adelaide, o autor principal do estudo, disse em um e-mail para o Reuters Health que o peso extra perdido na dieta rica em proteína foi apenas modesta, mas que pode representar uma relevância clínica a nível populacional.

Para o estudo, ele e seus colegas analisaram 24 testes que incluíram um total de 1.063 pessoas.

Os participantes foram colocados numa dieta com calorias reduzidas, baixa gordura, feita para ajuda-los a perder peso. Mais ou menos a metade foi prescrita uma versão rica em proteína dessa dieta – contendo 85 gramas de proteína por dia para uma pessoa com 68 kg – e a outra metade uma dieta com quantidade padrão de proteína, com 49 gramas por dia, para uma pessoa com 68 kg.

Durante todos os testes, a dieta rica em proteína e a dieta com quantidade padrão de proteína foram feitas para ter a mesma redução calórica.

Não ficou claro porque a dieta rica em proteína pode ajudar a pessoa a emagrecer mais.

Wycherley disse que é possível que o corpo gaste mais energia, e queime mais calorias, digerindo proteína do que digerindo carboidrato. Outra explicação em potencial para essa ligação que a equipe observou é que comer proteína ajudar a manter a massa muscular – e músculo queima mais calorias, mesmo quando o corpo esta parado, do que qualquer outro tipo de massa.

Ele disse que as pessoas nesse estudo consumiram proteína de várias fontes animais e vegetais. Fontes vegetais de proteínas incluem feijões e outros legumes.


Substituir proteína por carboidrato como parte da dieta de restrição energética, Wycherley diz, é uma das opções para as pessoas que querem perder peso.

Mas devido as limitações das evidências atuais, Levine disse que não faz diferença qual estratégia para perder uma pessoa escolhe.

Fonte: Reuters Health

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