Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Excesso de peso pode levar a maior desgastes das articulações


O sobrepeso e a obesidade podem ter um impacto significativo na artrite, causando um desgaste mais rápido das cartilagens do joelho, segundo estudo publicado na edição de agosto da revista científica Radiology.

A osteoartrite é uma doença das articulações que progride lentamente, mas que pode piorar mais rapidamente em alguns pacientes, com perda acelerada de cartilagem.

Os pesquisadores da Universidade de Boston, nos EUA, avaliaram 336 pacientes com sobrepeso e que apresentavam risco de osteoartrite, mas que não tinham perda de cartilagem no joelho. Durante 30 meses de acompanhamento, 20,2% tiveram uma lenta perda de cartilagem, e, em quase 6%, esse desgaste era mais rápido.

As análises mostraram que, junto com a pré-existência de um dano ou lesão na cartilagem, inflamação nas articulações e acúmulo de líquido nas juntas, o sobrepeso e a obesidade estavam associados com uma rápida perda de cartilagem. Para cada unidade a mais no índice de massa corporal (medida do peso em relação à altura) havia um aumento de 11% nas chances de perda rápida de cartilagem.

“Sabemos que a perda de peso é, provavelmente, o fator mais importante para retardar a progressão da doença”, declarou o pesquisador Frank W. Roemer, líder do estudo. “Mais estudos terão de mostrar se outras medidas, como vitaminas ou tratamento direcionado das lesões na medula óssea irão ajudar a retardar a progressão”, acrescenta o especialista, destacando que a doença não tem cura, e deve ter seus impactos reduzidos da forma que for possível.

Fonte: Sociedade Brasileira de Hipertensão

Um comentário:

JULIO TEIXEIRA disse...

Essa informação tem procedimento mesmo..posso falar com conhecimento de causa...meu ortopedista falou a vida inteira nisto, e eu sempre relutei em manter o sobre peso porque não queria abrir mão de certas atitudes para uma vida mais saudável...resultado...3 cirurgias de joelho..mesmo sendo artroscopias, mas a lesão fica e sem duvida se transforma em osteoartrite, pro resto da vida...
Controlem-se....vivam melhor com menos peso...hoje sou uma outra pessoa..mudei de vida, emagreci 15 kg ..os amigos tem me perguntado que "tratamento" tenho feito, eu digo a todos que é "treinamento"....e foco na dieta...

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida