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quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Mais proteína = mais perda de peso?


Por Madeline Haller


Procurando por um meio mais efetivo de perder peso? Troque os carboidratos por proteínas. Pessoas que seguem uma dieta rica em proteínas podem ter mais sucesso na perda de peso do que aquelas que comem pouca proteína e mais carboidratos, diz uma pesquisa publicada na The American Journal Of Clinical Nutrition.

Pesquisadores agruparam resultados de 24 testes anteriores que colocaram as pessoas em programa de redução de calorias, dietas com baixa quantidade de gordura. Metade dos participantes foi colocada numa dieta de alta quantidade de proteína (uma média de 120 gramas de proteína por dia), enquanto a outra metade consumiu uma dieta de proteína padronizada (uma média de 67 gramas por dia).

As duas dietas tinham uma média de ingestão calórica, para homens e mulheres, de 1500 calorias por dia, diz o autor do estudo Thomas Wycherley, Ph.D.. Após 12 semanas, as pessoas que seguiram uma dieta rica em proteínas perderam 0,770 gramas a mais do que o grupo que seguiu a dieta padronizada.

Você pode perder mais peso numa dieta rica em proteínas porque o seu corpo gasta mais energia processando uma dieta proteica do que uma dieta com carboidratos.

Pensando dessa forma: Se você comer 100 calorias de proteína, o seu corpo queimará algo em torno de 20 a 30 dessas calorias enquanto processa a proteína. 

Outra razão para perda de peso pode ser porque a proteína ajuda a preservar a massa magra. E já que músculo gasta mais calorias do que outro tipo de tecido, a queima calórica adicional pode resultar na perda de peso. 
Comparando com 100 calorias de carboidrato, que seu corpo queima somente 5 a 10 calorias.

Qual a quantidade de proteína um homem normal precisa?

Homens com idade entre 19 e 70 anos é recomendado comer 56 gramas por dia. A maioria dos homens adultos podem se beneficiar ao comer mais do que a recomendação diária.

Colocando em perspectiva: Um atleta altamente treinado consume 1,67 gramas de proteína por quilo. Isso dá 139 gramas para um homem que pesa 83,5 quilos.

Quer fazer funcionar para você? Suba na balança, seja honesto com você mesmo sobre a sua atividade diária.

Qual a quantidade de proteína que você precisa?


Nível de atividade


Quantidade de proteína

Você treina 5 ou mais dias por semana por mais de 60 minutos ou mais.


1,2 gramas por quilo

Você treina de 3 a 5 dias por semana de 45 minutos a uma hora.


0,97 gramas por quilo

Por causa disso um homem que pesa 83,5kg que treina regularmente precisa de algo em torno de 80 gramas de proteína por dia.


E se você vai a academia de duas a três vezes por semanas por 30 minutos, então você já consome o necessário. De acordo com o Dr. Tarnopolsky, não precisa consumir mais do que a recomendação diária se você não é extremamente ativo.

Fonte: Men's Health

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