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terça-feira, 11 de junho de 2013

SUPLEMENTO DO MÊS: BCAA

Por Renata Souza, revisão Anderson Brandão

BCAA é uma sigla em inglês para ‘Branched Chain Amino Acids’, traduzindo, Aminoácidos de Cadeia Ramificada. Os aminoácidos são os formadores da proteína. Para que as células possam produzir suas proteínas, elas precisam de aminoácidos, que podem ser obtidos a partir da alimentação ou feitos pelo organismo.

Os BCAA’s são formados por três aminoácidos essenciais (que não são produzidos pelo corpo humano): L-Valina, L-Leucina e L-Isoleucina. Ele é metabolizado no músculo e pode ser usado para produzir energia ou para construção muscular.

Apesar das fontes completas de proteínas, como as carnes, conterem BCAA’s, muitos estudos mostram que a suplementação pode ser benéfica tanto no pré quanto no pós-treino.

Após a ingestão, os BCAA’s são absorvidos no intestino e levados até o fígado. Lá, podem ser usados como fonte para síntese de proteína e assim entram na formação dos músculos. Eles também estimulam a produção de ‘Glutamina’ e ‘Alanina’, entre outras substâncias. A ‘Glutamina’ tem efeito benéfico no ‘sistema imunológico’ e é o principal combustível das células epiteliais do intestino.

As ‘atividades físicas’ intensas fazem com que o corpo entre em ‘catabolismo’ e sem nutrientes disponíveis durante o treino, ele passa a retirar os aminoácidos dos músculos para suprir a demanda energética, resultando na perda de massa muscular.

A quantidade e o momento de ingestão dos BCAA’s variam de pessoa para pessoa e com o objetivo de cada uma em particular. Procure um nutricionista para receber a orientação correta do uso.

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