Por
que meu filho sempre me pede um brinquedo novo? Por que minha filha quer mais
uma boneca se ela já tem uma caixa cheia de bonecas? Por que meu filho acha que
precisa de mais um tênis? Por que eu comprei maquiagem para minha filha se ela
só tem cinco anos? Por que meu filho sofre tanto se ele não tem o último modelo
de um celular? Por que eu não consigo dizer não? Ele pede, eu compro e mesmo
assim meu filho sempre quer mais. De onde vem este desejo constante de consumo?
Este
documentário reflete sobre estas questões e mostra como no Brasil a criança se
tornou a alma do negócio para a publicidade. A indústria descobriu que é mais
fácil convencer uma criança do que um adulto, então, as crianças são
bombardeadas por propagandas que estimulam o consumo e que falam diretamente
com elas. O resultado disso é devastador: crianças que, aos cinco anos, já vão
à escola totalmente maquiadas e deixaram de brincar de correr por causa de seus
saltos altos; que sabem as marcas de todos os celulares mas não sabem o que é uma
minhoca; que reconhecem as marcas de todos os salgadinhos mas não sabem os
nomes de frutas e legumes. Num jogo desigual e desumano, os anunciantes ficam
com o lucro enquanto as crianças arcam com o prejuízo de sua infância
encurtada. Contundente, ousado e real este documentário escancara a
perplexidade deste cenário, convidando você a refletir sobre seu papel dentro
dele e sobre o futuro da infância.
Direção:
Estela Renner
Produção
Executiva: Marcos Nisti / Maria
Farinha Produções
Fonte: Wikipédia / Alexandre Vasconcelos via Facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário