Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

quarta-feira, 3 de julho de 2013

GLOSSÁRIO: Glicogênio Muscular

O Glicogênio Muscular é a fonte de energia do nosso corpo. Consiste em uma combinação de moléculas de glicose, o açúcar disponível no sangue e fornece energia instantânea para os músculos durante a atividade física.

O corpo humano é uma máquina biológica complexa que executa desde simples movimentos do quotidiano até as mais extenuantes atividades esportivas, como correr uma Meia Maratona ou Maratona por exemplo. No entanto, nada disso seria possível sem um combustível potente, responsável por providenciar a energia necessária para os nossos músculos. É aqui que entra o papel do glicogênio muscular.
 
Os hidratos de carbono (carboidratos) que ingerimos após a digestão, são armazenados no nosso organismo sob a forma de glicogênio hepático (no fígado) e glicogênio muscular (nos músculos). O glicogênio hepático tem como função a manutenção da glicemia (taxa de glicose no sangue) entre as refeições. Funciona como uma reserva de glicose para ser usada por outros tecidos. Já o glicogênio muscular é usado pelo próprio músculo, como fonte de energia na contração muscular.

Fonte: tafitness.net

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida