Blog Seupersonaltrainer.com.br Site Seupersonaltrainer.com.br

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Recomendações para a Meia Maratona e Maratona

O grande dia chegou, mas a festa começa na manhã de sábado e termina na manhã de segunda. 

Tradicionalmente as provas são realizadas no Domingo. Então, sempre gosto de dizer que a prova começa no sábado e termina na segunda. Se fizer tudo direito na véspera, não vai ter problemas durante, não vai ter problemas depois. Siga as dicas! 

Comer e beber – Siga a orientação de seu nutricionista, hidrate-se e coma conforme o  planejamento. Gosto de pedir aos meus clientes para realizarem uma dieta especial também. Você pode saber mais sobre esse assunto lendo este artigo: http://blog.seupersonaltrainer.com.br/2013/07/dieta-de-supercompensacao-de_3.html

A hora de dormir – Veteranos e novatos algumas vezes sofrem do mesmo problema: dormem pouco na véspera da prova! A ansiedade é normal, mas passar a noite em claro não é uma boa ideia. Se você não quer arriscar, durma até mais tarde um dia antes e esteja organizado para cochilar após o almoço também. Nada de dormir o dia inteiro e atrapalhar o sono da noite, ok? Aproveite o dia para relaxar, ir ao cinema ou passear com a família... Mas vá para cama cedo...

Ficar bonito e sentir-se bem – O número de pessoas que estreia um tênis novo ou aquele ‘short incrível’ no dia do evento continua aumentando. A entrega dos números é uma tentação (a feirinha vende de tudo) e comprar nestes momentos seria muito fácil. Daí para se empolgar e mudar a roupa no dia então, nem se fala! Mas, nada de mudar a roupa da prova, ok? Você deve correr com a roupa que utilizou nos treinos longos e evitar problemas. 

Apressado come cru – Falando em feirinha, lembre-se de pegar o kit e já deixar tudo separado para grande dia. Itens importantes são: as roupas que irá utilizar; o número de peito preso na camisa ou no porta número; chip amarrado no tênis de prova; gel de carboidrato; dinheiro e documento; Estes dois últimos, muito importantes para os ‘novatos’ e que podem sim, ter algum problema, sendo forçados a abandonar a prova. 

Tudo o que o mestre mandar – Durante a prova nada de improvisar! Siga exatamente o ritmo que realizou em seus treinos e as orientações dos profissionais que o ajudaram a tornar esse sonho possível. No entanto, quero dar uma dica pessoal: divida sua prova em três partes e tente evoluir em cada uma destas com muita consistência, migrando para um ritmo melhor, mas possível também. Seja consistente! 

Sorria e seja feliz – Que quem escolhe fazer a prova é o cliente. Nos momentos difíceis, sorria! Muitos acham que é apenas uma brincadeira... Pensamento positivo ajuda muito... Escolheu sair da cama cedo por vários dias e realizar algo diferente, algo grande. Agora, não vale se arrepender... Foco na meta! 

Hora de relaxar – Após a prova, tenha organizado um protocolo de recuperação. Leia isso: http://blog.seupersonaltrainer.com.br/2010/03/tudo-o-que-voce-sempre-quis-saber-sobre_10.html

Tudo será maravilhoso até a próxima segunda-feira pela manhã, até na hora de ir ao trabalho...

Boa prova!

Nenhum comentário:

Facebook SeuPersonal Twitter SeuPersonal RSS SeuPersonal Mundo Corrida