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quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Frutose e o cérebro

Em um estudo recente no Journal of the American Medical Association descobriu que a frutose pode desencadear as mudanças no cérebro que levam a excessos. 

Por isso, é provavelmente uma boa ideia limitar o excesso de açúcar em nossa dieta. De acordo com as diretrizes da American Heart Association, devemos começar não mais do que cinco por cento do total de calorias diárias de açúcar.  

Aqui estão algumas dicas para cortar o açúcar em sua dieta: 

Eliminar refrigerantes e sucos. Não é apenas colas que são embalados com frutose. Há também açúcares em muitos sumos de fruta. Se você quer beber suco, opte por um que "não tem adição de açúcar.” 

- Não confiar cegamente opções "naturais". Só porque algo é natural não significa que ele não está carregado com açúcar. Mel pode ser um exemplo. Se você exagerar, você estará recebendo muito mais frutose do que seu corpo precisa. Apenas uma colher de sopa de mel contém cerca de 17 gramas de açúcar. 

- Vá devagar com os condimentos. Ketchup é uma fonte surpreendente de açúcar para a maioria das pessoas. Porque tomate pode ser muito ácido, o açúcar é usado para equilibrar o sabor. 

- Leia sempre os rótulos. Adoçante de milho, xarope de milho, xarope de milho de alta frutose, frutose, sacarose e dextrose são todos os tipos de açúcar. Ingredientes alimentares são listados em ordem decrescente em um rótulo dos alimentos, por isso, se o xarope de milho rico em frutose é o primeiro ingrediente listado, isso significa que há mais açúcar do que qualquer outro ingrediente em sua comida ou bebida. 

Fonte: Neurociência e Aprendizado

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