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terça-feira, 17 de setembro de 2013

Perca gordura sem passar fome: Coma pouco carboidrato para perder peso de forma sustentável

Por Charles Poliquin (tradução Renata Souza, revisão Anderson Brandão) 

Faça uma dieta com pouco carboidrato e rica em proteína para perder gordura sem ficar com fome. As dietas com pouco carboidrato são efetivas para perda de gordura e manutenção do percentual de gordura porque levam a uma redução automática do apetite. 

Isso acontece porque a remoção do açúcar e carboidratos ricos em amido promove uma diminuição dos níveis de insulina e, quando ela esta baixa, o seu corpo consegue usar a gordura armazenada como energia, então você emagrece. 

Além disso, comendo regularmente refeições ricas em proteínas e com pouco carboidrato, os níveis de açúcar no sangue ficam estáveis e, assim, levando assim a uma redução do apetite e perda de gordura. Por exemplo: um estudo com mulheres na meia-idade comparou os efeitos de 6 meses de dieta com pouco carboidrato e rica em proteína (sem restrição de caloria) com uma dieta com pouca gordura e restrição calórica (1245 calorias por dia). 

O grupo que manteve uma dieta com pouco carboidrato perdeu uma média de 4 kg em três meses e 4,5 kg em seis meses, enquanto o grupo que manteve uma dieta com pouca gordura perdeu 2,5 kg em três meses mas recuperou meio quilo, resultando numa perda final de gordura de 2 kg em seis meses. A adesão a dieta com pouco carboidrato foi maior, 85%, enquanto na dieta com restrição calórica foi de 74%. Ficando evidente que a dieta fica mais fácil de seguir quando não tem que se preocupar em passar fome quando o objetivo é perder gordura.

A alta porcentagem de calorias provenientes das gorduras não é prejudicial à saúde – o grupo da dieta rica em proteína teve níveis baixos de pressão arterial, colesterol e lipídeos durante a perda de gordura. 

Fonte: Charles Poliquin

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